A Prefeitura de Contagem está investindo no cuidado e no atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Na quarta-feira (30/11), às 14h, acontecerá a entrega de uma importante obra de reforma e melhoria do Espaço Bem-Me-Quero, especializado em atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar.
O Espaço Bem-Me-Quero, que compõe a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, foi inaugurado em 2007, é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para mulheres a partir dos 18 anos, que residem em Contagem, e que estejam em situação de violência doméstica e familiar. Dessa forma auxilia as acolhidas a encontrarem alternativas para superar a situação de violência.
Todo o atendimento realizado é embasado na Lei 11.340/06 – “Lei Maria da Penha”, que coíbe e previne a violência doméstica e familiar contra a mulher. O local proporciona o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.
Segundo a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Neimara Coelho Lopes, a requalificação do espaço físico do Espaço Bem-Me-Quero significa a garantia de um atendimento ainda mais qualificado, com acolhimento humanizado e de forma intersetorial. “A entrega das obras do Espaço Bem-Me-Quero reafirma o compromisso da prioridade com a pauta das mulheres, a ressignificação do papel da Superintendência de Mulheres na articulação das políticas intersetoriais”.
Para Neimara, isso reflete diretamente no trabalho desenvolvido e seus impactos no número de mulheres atendidas no local. “Partimos de uma realidade de 23 atendimentos em janeiro de 2021, para mais de 180 atendimentos/mês em 2022. O que foi possível graças às parcerias com a UNA, o leque de serviços, alterações metodológicas com implantação do atendimento virtual, ações intersetoriais com as secretarias de Educação, Saúde, Esporte, Governo, Defesa Social e Desenvolvimento Social”.
Reconhecida a importância desse serviço para o município e em referência aos 21 dias de ativismo, campanha mundial que nos convoca as discussões sobre a violência contra as mulheres, a solenidade de entrega das obras, contará com a palestra magna da professora associada de ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Matos. Ela é graduada em psicologia (UFMG); mestre em teoria psicanalítica (UFRJ) e doutora em sociologia (IUPERJ). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) da UFMG.
O Espaço Bem-Me-Quero está localizado na rua José Carlos Camargos, nº 218 - Centro.